Próximo evento

palestra 01

UNISAL vai sediar capacitação 2015 do Consórcio STHEM Brasil

Eles serão multiplicadores do saber

Entre os dias 16 e 22 de maio o UNISAL Lorena vai sediar o Consórcio STHEM. A tarefa de capacitar 150 professores de 34 instituições de ensino superior será dada a cinco renomados profissionais do universo acadêmico. (veja currículo abaixo) 

A formação sobre Metodologias Ativas acontece em parceria com LASPAU, programa de desenvolvimento acadêmico e profissional afiliado à Universidade de Harvard com foco nas Américas. Entre as instituições participantes, estão UNISAL, UniÍtalo, ESPM, PUC Goiás e Paraná, UNESP  Guaratinguetá, FATEA Lorena e UERJ, entre outras

Segundo o Diretor Operacional do UNISAL, Fábio Reis, a intenção é que professores capacitados expandam seus conhecimentos para universidades de todo o país.

“Quando o professor é escolhido pela instituição para participar dessa formação, ele recebe a missão de  multiplicar tudo o que aprendeu a outros educadores”, ressalta Fábio Reis.

A primeira formação capacitou 120 professores. Até 2016, a intenção é que mais de 1.000 tenham conhecimentos multiplicadores de aprendizagem ativa.

Além disso, ainda este ano, professores do UNISAL irão desenvolver um programa de capacitação gratuita voltada aos educadores de escolas públicas.

Acompanhe meu canal no Youtube

Instituto para a Formação de Gestores de Instituições Católicas de Educação Superior (IFGICES)

Fábio José Garcia dos Reis

O IFGICES nasceu de uma parceria entre o UNISAL e o Institute for Administrators in Catholic Higher Education (IAHE) de Boston College. No Brasil, o Instituto conta com o apoio da ANEC. São objetivos do Instituto no Brasil formar leigos e religiosos para o exercício da liderança, no estilo que atenda às expectativas das IES católica e da Igreja e apresentar experiências e propostas que indiquem ações concretas de institucionalização da identidade e da tradição católica.  

Uma solução para inovação acadêmica

Fábio Garcia Reis

Começou a ser implantado no Brasil, no último mês de maio, um projeto educacional inédito, alicerçado na experiência de inovação acadêmica da Universidade de Harvard. O projeto, que terá a duração de três anos (2014-2016), oferece uma oportunidade rara de capacitação de professores para a utilização de metodologias e tecnologias de ensino que favoreçam o aprendizado e contribuam para a preparação dos alunos em relação às necessidades do mercado. Alem de ajudar o país a romper com algumas convenções ultrapassadas sobre o ensino superior, a iniciativa deverá provocar uma mudança na postura de professores e gestores educacionais e intensificar sua cooperação com o setor produtivo.

Razões que tornam o Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) a número 1, no ranking do Times Higher Education

Caltech superou a Universidade de Harvard e MIT, no ranking 2013/2014, segundo a revista Times Higher Education. O editor do Times, Phil Baty fez uma boa análise sobre a competitividade da instituição. O que torna Caltech, uma instituição competitiva?

É notável que a instituição recebe investimentos via fundraising, que há pesquisadores com prêmios Nobel, que há laboratórios bem equipados e que a instituição, em função de seu processo de seleção, recebe ingressantes qualificados, além disso, a instituição tem um caráter internacional.

O que faz uma escola ser incrível?

Fábio José Garcia dos Reis

Recebi recentemente um link de Douglas Rodrigues, com um texto sobre “As 11 escolas mais incríveis do mundo” (http://hypescience.com/escolas-mais-incriveis-do-mundo/). Doouglas é auxiliar da coordenação dos cursos de Pedagogia e Matemática, do UNISAL/Lorena. Sugiro a leitura do texto, para que percebam que há experiências inovadoras que rompem com a escola tradicional.

Douglas é uma das pessoas que sempre me envia links com textos sobre inovação acadêmica. Às vezes ele comenta no e-mail, “Fábio, isso é muito interessante”, “olha que legal”... É bom receber os e-mails dele, pois reforça minha convicção de que há pessoas que acreditam que é possível repensar a educação.

Pagina 2 de 3

Newsletter

Livros

Podcast